quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ata da reunião da Comissão de Espaço Físico, Infraestrutura, Acessibilidade e Inclusão.

Guarulhos, 23/04/2012. EFLCH, prédio 1, sala 1.

Estavam presentes: Prof. Dr. Eduíno José de Macedo Orione, Prof. Dr. Javier Amadeo, Prof. Dr. Pedro Arantes, Profª. Drª. Vanessa Moretti, Sr. José Baptista Barreto, Sr. Davilson Figueiredo, Sra. Íris Pereira Silva e Prof. Dr. Antonio Simplicio de Almeida Neto, que lavrou essa ata.

- A reunião teve como proposta de pauta, sugerida pela Profª. Vanessa e acatada pelos membros da Comissão:
1. Regimento da comissão (objetivos, formas de trabalho, papel da coordenação etc.);
2. Cronograma de encontros (datas, periodicidade...);
3. Procedimento de Registro/socialização das reuniões (atas, encaminhamentos);
4. Eleição do coordenador;
5. Metas de trabalho (a partir dos objetivos indicados pela Congregação, definição de produtos/prazos);
- No início da reunião os professores Pedro e Javier deram sobre o GT de espaço e Infraestrutura que ocorreu durante a paralização dos professores, particularmente sobre o modelo de gestão da UFABC, no que concerne à constituição da prefeitura do campus, e a existência de equipe técnica de engenharia e arquitetura que tem apoiado o desenvolvimento da infraestrutura da Universidade.
- Profª. Vanessa propôs que iniciássemos a pauta e objetivos definidos para a Comissão.
- Prof. Pedro lembrou a necessidade de uma equipe técnica de arquitetura e engenharia do nosso campus que subsidiasse as decisões da Comissão, dada a impossibilidade de indicarmos diretrizes e recomendações de forma fundamentada e tecnicamente qualificada para a Congregação, com o que todos concordaram.
- Prof. Javier ponderou que seria fundamental definir um modelo de gestão na área de infraestrutura e planejamento de espaços físicos, em diálogo com as comissões que tratam de aspectos administrativos.
- Prof. Eduíno chamou a atenção para a necessidade de se definir o papel da Comissão em consonância com o que foi apresentado pela Congregação.
- Sr. Barretto deu algumas informações sobre funcionamento de licitações e obras no campus, bem como sobre biblioteca, galpão a ser alugado e prédio da indústria Stiefel.
- Prof. Eduíno ponderou que seria inadequado fazer comparações com a UFABC, devido a certa cultura de gestão existente na UNIFESP há mais 70 anos. Os membros da Comissão, contudo, concordaram que conhecer modelos externos que sejam eficientes é importante.
- Prof. Pedro sugeriu que recebêssemos e organizássemos os documentos solicitados e à Direção Acadêmica para solicitar o acompanhamento de uma equipe técnica do departamento de engenharia, a fim de balizar nossos encaminhamentos. O Sr. Baretto assumiu o papel de recebimento e arquivamento dos documentos.
- Professores Antonio e Vanessa consideraram a importância da redação do regimento da Comissão, a fim de nos instituirmos como tal.
- Prof. Antonio sugeriu que verificássemos outros modelos de regimento de outras comissões ou campi a fim de redigirmos o regimento de dessa Comissão.
- Profª. Vanessa sugeriu reunião com direção acadêmica e o prof. Pedro com o Departamento de Engenharia da Unifesp a fim de dar respostas que amparassem nossos diagnósticos e sugestões.
2
- Foi sugerido que os departamentos da EFLCH encaminhem à Comissão suas demandas emergenciais quanto às questões referentes a ocupação dos espaços, para que fossem discutidas as dificuldades e possíveis encaminhamentos.
- Profª. Vanessa ponderou que a leitura dos documentos fornecidos pela Direção Acadêmica, bem como as demandas encaminhadas pelos departamentos da EFLCH, deveriam ter acompanhamento técnico. Porém, chamou a atenção para os problemas objetivos e mais imediatos a serem decididos, por exemplo, a ocupação do galpão alugado.
- Ao final da reunião a Comissão decidiu que serão encaminhadas as seguintes ações:
a) Levantamento das necessidades emergenciais junto às chefias de departamento da EFLCH e setores técnicos-administrativos (conforme o modelo).
MODELO DEMANDAS EMERGENCIAIS
ATIVIDADE
CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO NECESSÁRIO
TAMANHO APROX.(M²)
JUSTIFICATIVA
1
2
3
b) Levantamento dos espaços disponíveis no prédio administrativo atual com a transferência de setores da EFLCH para os galpões alugados.
c) Levantamento de modelos de regimentos de outras comissões e campi.
d) Contato com Direção Acadêmica e Departamento de Engenharia da Pró-Reitoria de Administração a fim de obter maiores informações sobre planos de reforma e ocupação dos galpões alugados, bem como da composição da equipe e dos procedimentos de planejamentos adotados.
- A próxima reunião da Comissão ocorrerá no dia 09/maio/2012, 10:30 hs, no campus da EFLCH, Guarulhos.
-indicativo de reunião com o Depto. De Engenharia, na reitoria, nos dias 2 ou 3 de maio à tarde.
Sem mais,

Guarulhos, 23 de abril de 2012.
Prof. Dr. Antonio Simplicio de Almeida Neto
UNIFESP – EFLCH, Depto. História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário